INTERNAL REGULATIONS - DIPLOMA POPULAR MUS (Master's portion upon completion of Specialization)

DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÚSICA POPULAR (Popular Music)

(DIP ALPMC-CI)

 

Para obter o Diploma de Especialização (curso de mestrado na conclusão da especialização) é necessário escolher 2 vertentes da especialização acreditada em popular music - guitarra. Exemplos de vertentes: Guitarra Acústica, Guitarra de Jazz/Elétrica, Viola Dedilhada e Guitarra Braguesa.

A acreditação da especialização apenas usa o termo ‘Guitarra’ em geral nos 2 planos curriculares (planos para formação musical e guitarra) aprovados em Centro de Formação Contínua de IES, não especificando as vertentes ou tipos de guitarra/viola específicos que poderão ser abordados. As vertentes específicas a considerar para a guitarra (por exemplo guitarra de jazz ou elétrica, guitarra acústica, etc.) são da competência da ALPMC-CI.

A acreditação usada será a mesma neste caso, por se tratar apenas de uma vertente diferente a escolher pelo membro-formando no âmbito dos vários tipos de guitarra existentes na música popular. Poderá incluir até a Viola Dedilhada para repertório da via Popular e a Guitarra Braguesa como sendo uma das violas da música popular Portuguesa.

A especialização compreende a parte curricular dos níveis 2 e 3 e testes de avaliação (obrigatórios para concluir o nível ALPMC-CI) no 1º instrumento de acordo com os planos curriculares aprovados. Inclui unidades de formação musical para as 2 vertentes (i.e., parte teórica de cada opção de guitarra escolhida - 56 horas x 2 vertentes). Deste modo, cada vertente ou opção de guitarra da especialização em música popular tem 136 horas incluindo os testes (testes desenvolvidos de acordo com o regulamento interno do CI) – as duas vertentes escolhidas terão então um total de 272 horas de formação efetiva (acreditada), elegíveis à creditação a título individual pelo CCPFC, Braga. O Diploma será emitido após a conclusão das duas opções de guitarra/viola e só as 272 horas serão consideradas como formação efetiva.

Por outro lado, a ALPMC-CI exige também 2º e 3º instrumentos nos níveis 2 e 3 do C.I. para a obtenção da qualificação profissional com a sigla DipALPMC-CI (Diploma de Especialização). Isto indica uma extensão de 160 horas extra para as 2 vertentes ou opções escolhidas. Embora esta extensão não se trate de formação efetiva (i.e., não foi acreditada) é determinante à obtenção do Diploma de Especialização em Popular Music (em 2 vertentes) e solicitação da creditação (i.e., conceder os créditos correspondentes às 272 horas previamente acreditadas) pelo CCPFC (se aplicável) relativamente à parte que corresponde à formação efetiva. No certificado de habilitações a emitir (apenas para o caso dos bacharéis ou licenciados) será feita a referência quanto ao nº de horas de formação efetiva entre parênteses depois do nº total de horas.

O nº total de horas será de 272 (parte acreditada em 2 vertentes) + 160 (extensão) = 432 horas totais para o Diploma de Especialização.

 

Outro assunto pertinente:

O Conselho da ALPMC-CI considera que por se tratar de formação contínua muito específica e da competência da entidade ALPMC – CI, não será necessário qualquer re-aprovação curricular em Centro de IES ou por parte do CCPFC, pelo que a Academia se compromete em manter a evidência da aprovação/autorização já obtida para este curso de especialização em popular music – guitarra, assim como a qualidade e alto padrão desta formação contínua específica.

 

 

No Secretariado Nacional (Conselho) da ALPMC-CI em 3 de Junho de 2020, Anadia, Aveiro, Portugal

O Presidente da Direção,

Professor Carlos Viegas (PostDoc)

Formador Acreditado pelo CCPFC

 

 

---Please note that after the above information on the specialization requirements some parts of the Academy's website need to be updated---