Programa de Especialização em Popular Music
Alteração do Regulamento Interno a partir de Janeiro de 2021
REQUISITOS DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Ou PÓS-GRADUAÇÃO no caso dos bacharéis e licenciados) Em POPULAR MUSIC (Formação Musical e Guitarra/Viola em 3 Vertentes), A PARTIR DE 2021
Habilitação literária e qualificações de acesso: 12º ano concluído (de qualquer curso do ensino secundário ou equivalente) e frequência do 1º ano de um curso superior de música; ou, o 12º ano concluído num conservatório ou escola profissional de música (i.e. ensino secundário combinado com o nível 4 de qualificação do QNQ/QEQ) em conjunto com experiência profissional como músico de no mínimo 5 anos. (aos formandos de nacionalidade Portuguesa será solicitado um comprovativo digitalizado da habilitação literária e qualificação – a todos os candidatos sem a frequência do 1º ano numa faculdade/escola superior de música, será necessário um CV profissional de músico, ou portfolio, atualizado).
Experiência musical em todos os casos: ter experiência na 1ª vertente de instrumento escolhida, ao nível do 7º e 8º grau de um curso oficial de guitarra jazz ou de um curso profissional de instrumentista de jazz ou equiparado. No caso da Viola Dedilhada (guitarra clássica) para interpretação de repertório Popular e Contemporâneo moderno na 1ª Vertente de Guitarra é aconselhável ter os conhecimentos de base da técnica do instrumento (incluindo o tremolo) e seu repertório consolidado para o nível do 5º e 6º grau em peças/estudos como o Lagrima (Tárrega), Etude 3 Opus 60 (Carcassi) e Tears in The Rain (Satriani - peça alternativa) {nível 5º grau}, e o Prelúdio (Dó Maior) do Cravo Bem Temperado (Bach - nível 5º/6º grau com a inclusão de uma extemporização), Etude 1 de Villa Lobos, Sons de Carrilhões (Pernanbuco) {nível 6º grau}.
Teste de Avaliação de ensaio (essay de 30 páginas com espaçamento 1,5 em tipo de letra times ou arial e fonte 13, para seguir a norma das 250 palavras por página - exclui figuras, tabelas e pagina de título, mas pode incluir 1 página para referências) para o formando demonstrar por palavras próprias a compreensão da análise musical dos temas apresentados na 1ª vertente de guitarra/viola de acordo com a abordagem pessoal usada – e o que está agora a fazer de forma diferente, depois de frequentar no regime a distância, as componentes do programa de especialização, assim como outras questões que constam das normas académicas de trabalhos escritos/ensaios.
Curso de Formação Contínua em Popular Music - nível da formação contínua certificada: nível 5 QNQ apenas como referência em termos de requisitos e matérias/conceitos técnicos avançados a abordar nos primeiros 2 níveis do Curso do Programa de Especialização. É uma qualificação ‘de saída’ concedida através da acreditação do Diploma de Especialista em Popular Music – ‘exit’ qualification awarded through the accreditation of the Specialist Diploma in Popular Music [esta qualificação ‘de saída’, está acreditada de acordo com a lei Portuguesa (alíneas ‘g’ e ‘i’ do Art.3º do DL 396/2007), mas não deve ser confundida com uma qualificação de nível 5 inserida no Catálogo Nacional de Qualificações] – estudam-se várias áreas musicais no nível 1 e 2 ALPMC – no nível 2 aumenta-se a complexidade musical e o rigor técnico. Total de 296 horas de Formação Contínua, a qual inclui 3 vertentes de Guitarra em cada nível e a componente de formação musical em cada nível, com acesso ao estágio profissional de CPD (estágio de desenvolvimento profissional ou seja) com 500 horas em contexto de trabalho (Nota: este estágio é separado, e não está incluído no CertALPMC-CI – após conclusão do estágio profissional o formando estagiário recebe a Licença Ocupacional da ALPMC-CI com menção à carga horária para este estágio. Só os formandos qualificados com o Certificado de Formação Contínua em Popular Music supracitado são considerados aptos para fazerem este estágio. Os licenciados e bacharéis em Música estão dispensados do estágio. O CertALPMC-CI só será emitido aos formandos que abandonarem o programa de especialização em popular music na conclusão do nível 2 ALPMC. De acordo com o plano curricular aprovado em Centro de Formação de IES (Centro na instituição de ensino da qual o Fundador da ALPMC-CI é um Pós-Doc), autorizou-se a emissão de Certificação nos dois primeiros níveis (qualificação ‘de saída’), antes da Especialização a qual poderá ser emitida para pós-graduação de bacharéis e licenciados, após a conclusão do nível 3 com sucesso; e também aos não licenciados que sejam detentores do CertALPMC-CI, com uma menor carga horária.
Com o Certificado de Formação Contínua (a certificação ‘de saída’) o formando fica Certificado pela ALPMC-CI™ (sigla internacional: CertALPMC-CI), e com o Certificado de Especialização em Popular Music o formando fica Diplomado pela ALPMC-CI™ (sigla internacional: DipALPMC-CI). A duração do Programa DipALPMC-CI (os 3 níveis, sem o estágio profissional) não excede os 2 anos a tempo-parcial, ou 1 ano a tempo-inteiro.
Com a Certificação ‘de saída’ o formando poderá iniciar o estágio profissional obtendo assim (após ficha assinada pelo próprio para confirmação do início do estágio) uma Occupational Licence (Licença Ocupacional) a ser emitida pela ALPMC-CI™, sob a autoridade do Conselho Nacional (inclui as 6 sociedades científicas), que proporciona ao músico entertainer grandes vantagens para o seu trabalho, aceitando a Academia um modesto donativo para apoio nas alturas em que o músico esteja a usufruir de tal privilégio no que diz respeito ao uso de excelentes recursos musicais ao vivo, incluindo um repertório de 1200 temas À Lá Carte para Músico Entertainer & 1000 partituras com áudios, arranjos e estruturas, técnicas de criação de solos improviso, cópias de edições/volumes em linha das revistas musicais da ALPMC-CI (de 4 a 6 por ano), entre outras vantagens. Esta licença individual não-exclusiva, isto é, a mesma pode ser obtida por qualquer formando (a), autorizando-o (a) à exploração individual (licença para apenas 1 músico ou duo) destes recursos como músico entertainer ao vivo ou noutra situação qualquer; não é permitida a distribuição destes recursos a nenhum custo, nem gratuitamente.
Trata-se da qualificação profissional ‘intermédia’ (o CertALPMC-CI™) do Programa de Especialização em Popular Music que obteve o aval (acreditação) - Sigla internacional da qualificação intermédia (exit qualification na língua Inglesa) para o Certificado de Formação Contínua – CertALPMC-CI com Licença Ocupacional, caso o formando também conclua um estágio profissional (não é obrigatório porque não confere outra qualificação, mas é recomendado), a registar em ficha própria.
Na Especialização em Popular Music o formando especializa-se numa área ou estilo musical com temas contemporâneos da Academia no 1º instrumento. Total de 1096 horas, e acesso à Audição via DVD para entrada no Research Fellowship (Estágio Sanduíche), também sob a autoridade do Conselho Nacional. Uma Especialização acreditada (i.e. formação contínua certificada), por norma, confere unidades de crédito de formação contínua (UCs) e/ou ECTS. Siglas internacionais do Diploma de Especialização em Popular Music e do Research Fellowship – DipALPMC-CI e FPMC respetivamente. Esta Especialização é elegível à creditação individual pelo Conselho de Formação Contínua (CCPFC) para professores especializados da música/educação musical e expressão musical, que sejam licenciados ou bacharéis (a habilitação suficiente), conferindo competência profissional e académica extra e habilitacional a estes músicos performers. Estes ‘graduados’ estão dispensados de passar o nível 1 ALPMC-CI. Todos os outros formandos (incluindo os estudantes do ensino superior num curso de música) terão de completar todas as componentes do nível 1 da ALPMC para concluírem os níveis 2 e 3 da Especialização e obterem o DipALPMC-CI.
Atenção: os formandos que não concluam o teste de avaliação de ensaio poderão receber um Certificado de Frequência da Especialização mas não obtém o Diploma com a carga horária total e sigla internacional DipALPMC-CI.
A carga horária de 800 horas do trabalho referente ao teste de avaliação de ensaio, é calculado com base em aproximadamente (i.e. dependendo dos conteúdos da página em questão) + ou - 26 horas de reflexão, pesquisa e desenvolvimento para cada página do trabalho, a realizar pelo formando.
O teste de avaliação de ensaio (constante do plano de formação contínua aprovado em Centro de IES, sendo a carga horária do referido ensaio estruturada pelo Formador que vem listado no plano de formação aprovado em 3 níveis no Centro de IES (no ES-CEFOC, UFP, Porto) e da inteira responsabilidade do mesmo - ou o mesmo pode designar outro Formador equivalente, delegando-lhe essa função) de ensaio a aproximadamente 800 horas (de acordo com a monografia (publicada por Depósito Legal) dos estatutos e regulamento interno da ALPMC-CI)) = trabalho de 30 páginas (10 do nível 2 ALPMC e 20 do nível 3).
A carga horária total de formação contínua certificada do Programa de Especialização em 3 vertentes de Guitarra nos 3 níveis ALPMC é de 1244 horas totais incluindo as componentes de formação musical e teste de avaliação de ensaio para uma pesquisa do tipo descritiva da música interpretada (analisar e descrever as abordagens usadas na música tocada em cada um dos 4 temas apresentados na 1ª vertente nos níveis 2 e 3, e apenas 1 tema da 2ª vertente e outro da 3ª vertente no nível 2 ALPMC– total de 10 temas, sendo 3 páginas para cada tema – 1 destas páginas servirá para o formando apresentar a sua partitura em notação musical tradicional do arranjo e da abordagem de improviso que usou no tema e nos solos – o áudio de cada partitura também é necessário, em formato midi, wave ou mp3) (não se inclui o estágio profissional porque o CPD não é formação contínua certificada).
Carga horária aprovada em centro de instituição de ensino superior:
DL 396/2007 alíneas ‘g’ e ‘i’ do Artigo 3º
DL 22/2014 (consultadoria científica e metodológica)
28 horas em cada nível na formação musical/análise musical
40 horas em cada nível x3 vertentes de Guitarra (ou Viola) – a 2ª e 3ª Variantes de Guitarra/Viola são apenas para músico acompanhador, usando um chart com o pattern rítmico ou arpejado (aka riff) e cifra Americana. No caso das violas, incluem-se as violas de mão Portuguesas e o Ukulele, como Opções para a 2ª e 3ª Vertentes, além da Guitarra Clássica, Jazz/Elétrica (ou Acústica) e a Braguesa, também disponíveis. A 1ª Vertente inclui apenas a Clássica, Jazz/Elétrica (ou Acústica) e a Braguesa.
NOTA: Caso o formando escolha a Guitarra (Clássica ou de Jazz Acúst./Elét., ou a Braguesa (requinta)) como 2ª e/ou 3ª Vertentes, o requisito é fazer uma Harmonização Espontânea de ouvido nas melodias dos temas, usando técnicas desenvolvidas na Academia-Orquestra, e também os solos-improviso como já é habitual na 2ª e 3ª vertentes).
IMPORTANTE: A ALPMC-CI não dirige, nem participa, na lecionação de, nenhum curso em parceria com instituição de ensino secundário ou instituição de ensino superior. Neste contexto, e especificamente falando, a Academia-Orquestra é uma instituição musical sem fins lucrativos de investigação do tipo ‘practitioner’ e especialização/pós-graduação para músicos performers e professores de música, com Acordo Nacional (privada mas oficializada) e vários reconhecimentos de instituições públicas e privadas oficializadas.
Nota Relevante para os ‘graduados’: os licenciados (3 ou 4 anos) poderão ser distinguidos com uma sigla internacional diferente, estudando no Programa de Especialização em Popular Music, obtendo créditos de pós-graduação na parte do curso referente à formação contínua certificada (a formação efetiva que recebeu a aprovação em Centro de IES), regulamentada de acordo com a lei 22/2014 - elegível à creditação individual pelo CCPFC (para Professores). A formação efetiva (i.e. a parte do programa referente ao aval/acreditação) terá um total de 256 horas – 40 horas práticas para o nível 1 ALPMC (Guitarra Jazz Acúst. ou Elét.), 136 horas práticas e teóricas para os níveis 2 e 3 ALPMC (Guitarra Jazz Acúst. ou Elét. e Formação Musical) e outras 80 horas práticas na Guitarra Clássica para interpretação de repertório Popular e Contemporâneo moderno para a 2ª Vertente de Guitarra. A sigla neste caso será PgALPMC-CI: denota que o ‘Especializando’ concluiu formação pós-graduada em Popular Music – Guitarra, não conferente de grau académico, com 10 UC ou ECTS automáticos referentes à formação efetiva para Especialista em Popular Music (PgALPMC-CI), que podem ser mais tarde transferidos para algumas unidades curriculares de um mestrado em Música (áreas de Música Popular ou Jazz, ou Performance em geral), ou para fazer um Estágio Sanduíche ao nível pré-doutoral.
O Presidente da Direção e Formador nos Testes de Avaliação do Programa da ALPMC-CI,
Professor Carlos Viegas (Pós-Doc na UFP-GADI: a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Relações Internacionais da UFP)
The C.I. offers assessments for professional certification in popular music, within a cycle of 41 musical specialties.
Our scope is membership for musicians to specialise in the popular music, jazz, fusion and other musical fields.
-An internal rule of the Interactive Conservatory (C.I.)-
The 1st instrument must be 1 of the following 3 options:
Classic Guitar (uses only the pima technique from '120 studies of Giuliani' and the tremolo technique, etc. - chord symbols and tablatures are not part of the curriculum - uses 'promptus' instead of the popular and jazz improvisation - Bach music, popular and jazz repertoires are assessed at the Academy at the highest standard of performance and music analysis)
Acoustic Guitar (uses thumbpicks or fingerpicks and hibrid picking, as well as popular and jazz style improvisation)
Electric Guitar/Jazz
Contemporary Viola Braguesa or Viola da Terra/Viola Terceira
KEY CONCEPTS (CONCEITOS CHAVE) - Modos da escala maior e da escala harmónica menor, arpejos, patterns de solo, 6 especialidades musicais (patterns rítmicos e dedilhados, e algumas especialidades técnicas incluindo 'walking-bass chord-comping' e 'stride guitar' básico), inversões de 'voicings', substituições, e solos por intervalos.
A (Intro – ou intro específico) – não precisa de Intro se o tema for em ‘anacrusa’.
[no caso de música com vocalista, se o intro tiver um solo melódico, este escreve-se como linha melódica ritmicamente simplificada (ornamentos, expressões, incluindo 'bends', e síncopas ficam ao gosto do músico) no estilo dos ‘tune books’]
AABA x2, ou outra forma de acordo com o tema em questão (tema x2 para solista) [ou as vezes necessárias se for cantado, de acordo com o nº de versos e refrão]
AABA x4 (solo/improviso = harmonia do tema x4) – apenas um solista, ou em ‘trade 4s’ (ou ‘trade 8s’) [se for um único solista, o mesmo vai direto para o tema fazendo sinal aos outros músicos, ou ao vocalista se o conjunto tiver um]
AABA
Coda ou Fine, ou Turnaround se for combinado entre os músicos (dependendo do tema – alguns temas não têm uma coda, podendo aptar-se por uma das outras 2 opções)
ETAPAS 2 e 3:
A estrutura de cada música será do tipo 'standard' como referido no nível 1.
KEY CONCEPTS for Stage 2 (CONCEITOS CHAVE para a Etapa 2) - Modos das escalas menor harmónica e menor melódica e sua relação com as escalas pentatónicas e modos da escala maior, outras 6 especialidades musicais (patterns), 'chord melodies' harmonizados pela escala menor harmónica, 'legato', 'sweep picking' pelos modos da escala maior e escala menor natural e 'key concepts for soloing'.
SYLLABUSES:
Subjects Offered
Below, in this website page, we present 5 documents with the 4 repertoire lists and some guidance with information on the qualifications requirements. All our Professional Arrangements (Music Manuscripts) come with an Audio File of Ensemble, Orchestra or Solo Playing (as applicable), prepared for you to learn and perform in your assessments and gain a qualification with a nº of accredited continuing education hours. This is available in classic guitar/fado viola or electric/jazz guitar, braguesa viola (10-string guitar), rajão (5-string guitar), cavaquinho/ukulele, foot drumming, carlophone, etc.
FORMAÇÃO MUSICAL/TEORIA
Available soon
BAJO SOLO
Available soon
UKULELE (English Edition)
UKULELE (Edición Española)
Available soon
BRAGUESA u Otra Guitarra de Diez Cuerdas (Edición Española)
Available soon
For example, the 'Entertainer' by Scott Joplin may be performed as a Grade 5 level Guitar piece or as a Grade 8 guitar song depending on the expected Performing and Technical Standard (i.e., song arrangement and the improvisation skills expected/charts).
(fados, lunduns, modinhas, contradanças)
(fados, lunduns, modinhas, contradanças)
(fados, lunduns, modinhas, contradanças, samba, choro e maxixe)
[para ser tocado de memória]
interpretando as linhas melódicas (sustenidos, bemóis, etc.).
(desenvolvimento).
THE ACADEMY'S FRAMEWORK FOR Higher Level CONTINUING EDUCATION & SPECIALIST TRAINING:
PROGRAMME OBJECTIVES (GENERAL) AND RECIPIENTS
This programme aims to provide certificate continuous training for preparing Amateur musicians and music enthusiasts (stage 1) (pop/rock or folk band), professional musicians (stage 2) (ensemble and regular soloist), and for the specialisation continuous training at higher level for professional musicians and teachers (modern orchestra and advanced soloist of traditional/popular music and jazz) (stage 3).
Free Academy of PMC, Portugal
Acoustic Guitar
Cavaquinho
Applied Music Theory
Composition & Arranging (levels 1 and 2 only)
Sacred/Classical Music Literacy/Theory
Sacred/Baroque Music Performance
Foot Drumming (level 1 only)
Carlophone (Not Yet Available - this subject will be for the level 1 only)
Music Research (advanced training)
1 Bach Piece with Extemporisation (e.g., spontaneous melodies and counterpoint) from the repertoire lists [i.e., a non-jazz spontaneous composition - baroque style] (major scale, minor scale, harmonic minor scale, melodic minor scale with descending natural minor, major, minor and 7th arpeggios, diminished arpeggios in intermediate scale degrees/passing chords, and augmented arpeggios in the 5th scale degree); 2 Pop/Rock, Folk & Blues, Popular Music or Jazz Songs with solo improvisations (pent. and blues scales, arpeggios, major modes and harmonic minor modes) with a 'Play Along' (the play-along can be provided for this purpose). Level of dificulty in Performance will be equal to conservatory grade 8 in popular music performance. Knowledge of scales for the lead guitar parts: pentatonic major and minor, major and minor blues, combining pent./blues scales, major scale modes and all triads, major scale modes, harmonic minor, major phrygian and melodic minor scales (minimum Conservatory grade 2/3 of music theory in practice (i.e., 3 levels below the performance level) is required before enrolling)). In sight-reading this is also true because sight-reading tests are usually made from Music of 3 levels (or grades) below the performance level of the candidate.
3 Fingerpicking or Chord Melody Pieces, both with Improvisation in major and harmonic minor modes, melodic minor scale and super locrian mode, arpeggios, basic percussive guitar, speed legatos and regular sweep picking. Level of dificulty of pieces in the Concert Programme will be higher than the conservatory grade 8 in popular music performance/jazz. (minimum conservatory grade 3/4 of music theory in practice (i.e., instrument-related) is needed)).
1 Popular/Jazz Orchestral Piece as a soloist in Chord Melody, and 2 Songs in Stride Guitar (using advanced chord inversions and substitutions, and advanced harmony alterations). Songs must be followed by an Advanced Improvisation (all jazz melodic minor modes and symmetric scales, including the chromatic scale, must be used consistently) and the application of Speed Legato and Advanced Sweep Picking. (minimum conservatory Grade 6 of Music Theory in Practice (i.e., instrument-related) is needed)).